As pendências geradas estão com situação "Aguardando envio Automático" no Sistema. O que verificar?

Neste caso, recomendamos verificar a dica 20350 do banco de soluções neste link.

2 Curtidas

Neste caso, deve-se atentar ao serviço de mensageria e-Docs, verificar o status de execução deste. Caso necessário reinicie o serviço.
Pode-se fazer o mesmo também ao serviço Motor esocial, instalado junto com os módulos de Gestão de Pessoas.

Quando ocorre isso(raras vezes) reinicio todos os serviços relacionado ao sistema Senior: Glassfish, Middleware, Gerenciador IIS, serviços do eDocs.

No nosso ambiente temos uma carga considerável de Integração Financeira e emissão de NF, rotinas que compartilham alguns serviços e recursos envolvidos e podem afetar.

Mas antes de fazer alguma coisa, eu sempre olho os logs de erro do eDocs.

Tenho a seguinte situação: cliente tem a versão 4w do sistema da folha e do esocial ao gerar os xml ao consultar a pendência permaneça com status “Aguardando Envio Automático”.
Já foi verificado conforme a dica 20350 do banco de soluções, mas o problema permanece.
Gostaria de saber se alguém tem a versão 4w e poderia dar algumas dicas de como resolver?
OBS: versão do 4w e do Edocs atualizados para a ultima dessa semana.
Att,
Fabiana

Oi Fabiana, vc chegou a consultar os logs do Motor 4w? O diretório dos logs é informado nas definições do Motor.

Bom dia,
Sim, foi verificado no log do motor esocial está da seguinte forma:
[# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000AE8 Ctx=Motor eSocial #] Log de execução do Motor eSocial:

  • PID: 3520 (0x00000DC0)
  • Main thread: 0x00000AE8
  • User name: administrador
  • Command line: motoresocial.exe -send
  • File version:
    =================================================================================================================
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000AE8 Ctx=TEngineController(0x01E48B20) INFO #] Controller iniciado
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000D30 Ctx=TMonitorEnvioSDE(0x01E468E8) INFO #] Buscando envios para processamento…
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000D30 Ctx=TeSocial4wDLLHelper(0x01E46198) INFO #] coreRetornaPendenciasNaoEnviadas => Inicio de processo.
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000D30 Ctx=TeSocial4wDLLHelper(0x01E46198) INFO #] coreRetornaPendenciasNaoEnviadas => Total de pendências:475, Pendências não enviadas:111
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000D30 Ctx=TeSocial4wDLLHelper(0x01E46198) INFO #] coreRetornaPendenciasNaoEnviadas => fim de processo
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000D30 Ctx=TMonitorEnvioSDE(0x01E468E8) INFO #] Processando envios…
    [# 26/04/2018 16:11:57 Thd=0x00000D30 Ctx=TDefinicoesMotorPorEmpresa(0x01E49930) ERROR #]
    As definições do Motor eSocial para a empresa 1 estão incompletas.

Foi verificado os diretórios nas definições do esocial e está o mesmo que o edocs.
Tens algum outro processo para ser executado para verificar se o motor esocial está se comunicando com o edocs?
Att,
Fabiana

“As definições do Motor eSocial para a empresa 1 estão incompletas.”
Vc deve verificar a tela de definições do Motor. Esta tela permite cadastrar uma definição geral e definições por empresa. Verifique se talvez vc não tenha alguma definição por empresa cadastrada por engano.

Oi, sim já verifiquei e está certo foi cadastrado somete uma empresa nas definições do motor esocial.
O que identifiquei é que a instalação do 4w onde está o motor esocial está no diretório S e a instalação do Edocs está no diretório D.
Como envolve a instalação vou solicitar para o TI da empresa verificar toda a instalação e permissões e se está com as portas liberadas.
Att,
Fabiana

Oi Fabiana!

O Motor 4w não precisa saber onde a localização física de onde o eDocs está instalado.
Verifique as Definições do Motor para a empresa 1. Para esta mensagem ocorrer, alguma destas situações estão ocorrendo na instalação que o Motor está utilizando:

  1. O tipo de processamento não está informado;
    ou
  2. Para o tipo de processamento 1, alguns destes campos não estão informados: URL, Usuário, Senha e Num. Inscrição.
    ou
  3. Para o tipo de processamento 2, o campo de diretório XMLs não está informado.

Se realmente tudo estiver ok, pode ser que o Motor 4w esteja utilizando um ambiente (base de dados) diferente da que está sendo verificado. Lembrando que ele precisa ser reiniciado após a alteração destas informações no sistema.

Ricardo,
Conferi nas definições do motor esocial e o tipo de processamento 1, e os campos: URL, Usuário, Senha e Num. Inscrição estão corretos.
Vou solicitar para o TI verificar se o Motor 4w está utilizando um ambiente (base de dados) diferente da que está sendo verificado.
Att,
Fabiana

Olá Ricardo,
Solicitei para o TI da empresa verificar o Motor 4w esteja utilizando um ambiente (base de dados) diferente da que está sendo verificado, mas ele não sabe.
Tens algum processo que eu possa verificar se o Motor 4w esteja utilizando um ambiente (base de dados) diferente da que está sendo verificado?

E se vc olhar no botão Empresa na tela de definições do motor eSocial, existe ali a empresa 1 cadastrada? Ali está tudo informado também?
É porque existe um cadastro geral (o que a tela abre diretamente), independente de empresa ativa, e um cadastro por empresa, que é opcional. Se a empresa possuir o cadastro neste botão, o Motor 4w irá utilizar estas informações.

O Motor 4w irá utilizar a base informada em Diversos > Selecionar Diretórios no módulo eSocial da mesma instalação.

Bom dia,
Nas definições do motor eSocial 4w - empresa está configurado para enviar para o edocs com a URL.
Também conferi a base informada em Diversos > Selecionar Diretórios no módulo eSocial está a mesma da instalação.
No módulo eSocial em gerar tabelas foi gerado sem erros, ainda no módulo eSocial em consulta de pendencias alguns arquivos estão na coluna retorno “enviado ao mensageria envio manual”, e alguns arquivos estão na coluna retorno “envio automático”.
O motor está inicializado, mas gera log Ctx=TMonitorEnvioSDE(0x01E77838) ERROR #] Erro ao processar envios: Erro ao executar a ação “Documentos Eletrônicos - Integrar Documentos eSocial” no eDocs: (EWSCallException) Erro na resposta do servidor: HTTP 0.
Possível causa: O serviço não foi encontrado.

Consultei no banco de soluções da sênior para conferir:
Para solucionar o problema, pode-se verificar o seguinte:

  1. O Middleware está em execução no servidor <nome_servidor>.
  2. As configurações do conector (servidor e porta) estão corretas.
  3. O servidor <ip_servidor> tem acesso ao servidor <nome_servidor>.
  4. As configurações do firewall estão corretas (caso haja firewall ativo).

Como são configurações mais técnicas solicitei para o TI da empresa verificar.
Tens mais algum processo para ser verificado?

Att,
Fabiana

Então aquele outro erro (“As definições do Motor eSocial para a empresa 1 estão incompletas”) parou de acontecer?

Para esta outra mensagem parece estar faltando ativar os web services no eDocs.
Peça para o seu pessoal de TI seguir os passos:

  • Em Configuração > Geral > Integração > Ativar web service de integração.
  • Verificar este link para ver se falta mais alguma coisa.
  • Após realizar as alterações, reinicie o eDocs e o Motor.

Não gera mais o erro a empresa 1 estão incompletas, agora o problema é a comunicação do motor com o edocs.
No edocs em configuração>geral>integração está ativo.
Solicitei para revisar toda a instalação e configuração do motor e edocs.
att,
Fabiana