Calculo de pagamento de dissídio - e-social

Tenho dúvidas de como enviar as informações do calculo de pagamento do dissídio para o e-social.

O dissídio da nossa categoria saiu com data retroativa a Maio, porém a folha da competência já foi paga, portanto calculei uma folha complementar para o pagamento.
No sistema tudo corre perfeitamente bem com relação aos lançamentos e valores, meu problema é como informar isso no e-social, uma vez que o fechamento do mês já foi feito.

Duas empresas cadastradas no sistema fazem o recolhimento da GPS gerada pela DCTFWeb, portanto dependem das informações enviadas para o e-social, então como calcular as guias da diferença do dissídio?

Alguém já passou por isso?

2 Curtidas

Boa tarde,

To com o mesmo problema, o dissídio é retroativo, já foi efetuado uma folha complementar, Porem não sei como vai funcionar para o eSocial, vai ser gerado o leiaute S-1200? e os valores irão para DCTFWEB?

1 Curtida

Segundo minha contabilidade, sim.
Acho que seria necessário fazer a reabertura da competência enviada e reprocessar, mas não sei até onde isso pode impactar os encargos já recolhidos.

1 Curtida

A informação no S-1200 de acordo com a data informada no campo “Data Homologação do Dissídio”, se for informada uma data referente ao mês de JUNHO por exemplo os valores do cálculo tipo 14 são enviados juntos ao S-1200 de JUNHO.

3 Curtidas

Bom dia Stefany.

Se você utilizou a rotina de Dissídio Coletivo, criando cálculos tipo 13 e 14 para o pagamento, os valores do Dissídio serão levados dentro do S-1200 da Competência de Homologação do Dissídio. (Junto com a folha mensal deste mês)

Já, se não “virou” Dissídio e foi apenas feito uma Folha Complementar do tipo 12, será necessário reabrir a folha do mês em questão através do S-1298, gerar novos S-1200 com tipo 2 para os colaboradores em questão e fechar novamente a folha através do S-1299.

Espero ter ajudado :wink:

3 Curtidas

Bom dia, Hequitor

Entendi, mas não vi diferença nos valores dos encargos quando comparei com a minha SEFIP.
Por exemplo, tenho 5 empresas ativas no sistema e integradas no E-social.
4 dessas empresas tiveram o dissídio, portanto cálculos tipo 13 e 14 foram processados.
Fiz a SEFIP de todas elas e em duas delas faço o recolhimento pela DCTFWeb, então salvo todos os arquivos da SEFIP para fazer as comparações de valores, tanto nos arquivos de retorno do E-Social quanto na guia da DCTF.
Os recolhimentos de FGTS foram feitos em guias separadas normalmente, devido a diferença no código de recolhimento e não notei a soma desses valores nos arquivos de retorno do E-social que o sistema gera.
Também não notei a diferença nos arquivos de retorno do INSS.

Mas de qualquer forma, obrigada pela informação.

1 Curtida

Boa tarde Stefany.

Neste caso, oriento que verifique qual a Data de Homologação que foi informada no cálculo tipo 14.

Pois, o S-1200 será gerado no mês em questão.

Se dentro do cálculo 14 foi informado competência de homologação e Data de Homologação no Mês passado, realmente não foi levado informações de dissídio para a folha atual.

O S-1200 somará os valores por Competência.

Fico no seu aguardo.

2 Curtidas

Olá pessoal. Estou com o mesmo problema. nossa homologação foi 24/10/19 e eu gerei os cálculos 13 e 14. pagando no mês 11/2019. Nesse caso eu precisarei reabrir a folha de 10/2019 e enviar novamente os periodicos? aí dessa forma o sistema vai enviar tbm o calculo 14 e alterar o valor da DCTFWEB?

Bom dia Milene.

Exatamente, os valores do Dissidio serão enviados dentro do S-1200 respectivo a Competência de Homologação.
Aquela que é informada lá dentro da Definição de cálculo do tipo 14. Onde você coloca Data de Homologação e Competência de Homologação.

Então, é necessário gerar novamente o S-1200 da competência 10/2019. (Reabrindo a folha)
E depois, na DCTFWeb, quando você for fechar novamente a mesma, você informará que já recolheu o valor da mensal e será gerado uma guia somente com a diferença do Dissídio. (Acrescentando neste caso, juros e multas)

Até mais.

1 Curtida

Hequitor,

Então num exemplo, se fosse para pagar diferenças referente ao mês de janeiro, de rescisão dos meses de novembro e dezembro na competência fevereiro/2020, o correto seria:

Abrir um cálculo 13 para cada mês de novembro e dezembro
Abrir o cálculo 14 inserindo os dois cálculos 13
Para ser enviado para o e-social a competência fevereiro/2020 colocar no campo "considera histórico GPS/SEFIP = o competência do pagamento

A data de efeito do dissídio é 01/01/2020.

Devo colocar nos campos competência do dissídio e data da homologação do dissidio janeiro ou fevereiro quando vou pagar?

1 Curtida

Boa tarde Tatiana.

Na verdade, você não pode escolher as datas de homologação.

Esta data DEVE ser a que realmente o dissídio foi homologado. Por conta dos impostos.

Se seu dissídio foi homologado em Janeiro, a competência de homologação deverá ser Janeiro.

Então, deve-se gerar novamente o S-1200 de Janeiro para que seja levado junto o Dissídio.

As rescisões, também devem entrar dentro deste cálculo do dissídio.

Até mais.

1 Curtida

Entendido Hequitor, obrigada.

2 Curtidas