Erro ao transmitir o S-1210 - com devolução de IRRF e INSS

Alguém com esse problema? ou solução?
O somatório de cada um dos descontos de Contribuição Previdenciária (codIncCP = [31, 32, 34, 35]) e de IRRF (codIncIRRF = [31, 32, 33, 34, 35]) não pode ser negativo, ou seja, os vencimentos não podem ser superiores aos descontos.
Obrigada

Bom dia,

O eSocial não aceita base negativa de IRRF, conforme manual:

Por exemplo: Ocorreu a composição de uma base negativa de IRRF no valor R$ 2.000,00 (proveniente de vários eventos) .

É de responsabilidade do cliente abrir uma questão no portal do e-Social, questionando qual tratativa será dada para tal situação.

Para ajustar esta situação, pode-se lançar nos eventos com tributação (-) de IRRF até que a base fique 0,01. E o excedente deverá ser lançado num evento que não seja base de IRRF.

1 Curtida

@Brenda bom dia.

Fiz o passo a passo, criei o evento “zerar base negativa - IRRF” e não deu certo para as bases que estavam negativa.
Outro ponto: Tenho bases zeradas e bases positivas, que estão dando o mesmo erro. Como proceder?
Todos os casos está com o evento “estouro do mês”, que acredito ser esse o problema.

2 Curtidas

Também testamos essa orientação e não resolveu o problema. Estamos questionando novamente a Senior a respeito.

Flavio, bom dia

A orientação da Senior é abrir chamado no eSocial, fiz isso, e o suporte do eSocial informou que o problema é no sistema da empresa. Informei que abri chamado sob orientação e como procedo, e estou no aguardo.

Bom dia, Camila!

Obrigado pelo feedback. Estou com um chamado aberto na Senior também, quem tiver retorno primeiro informa aqui por favor.

obrigado.

Bom dia,

Imagina, eu que agradeço.
Combinado.

Bom dia,

Já teve algum retorno? Abri chamado no eSocial, mas sem solução.

Bom dia,

Ainda não Camila. Fiz uma nova cobrança hoje pela manhã, o chamado já esta em andamento o atendimento, mas depois dos testes sem sucesso, ninguém retornou mais nada.

1 Curtida

Bom dia,

Estou participando de um grupo de eSocial e tem mais pessoas com esse problema, abriram chamado também. Assim que tiver retorno te falo.

Como ajusto o INSS e o FGTS ?

Zerou a base mas o erro continuou…

Boa tarde, pessoal!!

Acabei de ter um retorno da Senior, segue para conhecimento

Primeiramente, cabe informar que não está prevista no sistema qualquer alteração neste sentido.
Para as declarações como SEFIP, RAIS, DIRF, as informações que são levadas são apenas bases, daí a possibilidade de ajustarmos no próprio sistema, sem necessitar de intervenção do usuário. Porém, para o eSocial, precisamos levar a composição completa dos eventos, onde o próprio eSocial vai calcular o valor devido, a partir da soma das bases de todos os eventos que informamos. Daí a impossibilidade de tratarmos isso “automaticamente” pelo sistema.

E existe ainda um questionamento maior a ser feito: o que ocasiona uma base de IRRF negativa? Nossa legislação determina que a folha deve resultar num valor mínimo líquido, logo, até mesmo o questionamento no portal eSocial deve ser cuidadosamente elaborado para não ser entendido como confissão ficta.

Quando a alternativa passada anteriormente (de criar o evento “zerar base negativa de IRRF”) e lançá-lo na ficha financeira, testei na minha base e também não funcionou. Isso ocorre porque o evento criado é do tipo “Outros”, para não impactar no valor líquido da folha.

Desta forma, elaborei um outro passo a passo com outra alternativa que pode ser utilizada. Testei na minha base e funcionou corretamente.
Peço que exclua o evento “zerar base negativa de IRRF” da ficha financeira do colaborador e faça um teste com os novos passos.

Ainda não conseguimos validar. Vou passar para um cliente validar. Não consigo anexar o documento aqui, me passem os contatos que encaminho

@flaviosergio20 se puderes me encaminhar… tatiana@pdsistemas.com.br

Tatiana, acabei de lhe enviar.

Pode me enviar também lidiane.silveira@motiva.com.br

Por favor poderia me enviar também…

fabio.luz@ludovico-tozzo.com.br

Agradeço!

Bom dia,
Nos encaminha por favor,
daniele.zortea@cotriguacu.com.br

Bom dia!
christina@senior-es.com.br