INSS não considerado no ambiente do governo

Olá pessoal, bom dia a todos!

Estou com um problema no envio de rescisões ao eSocial, os eventos de contribuição social (INSS) não estão sendo apresentados no ambiente do governo. Consulto as rubricas constantes no evento S-2299 e estão lá, devidamente referenciadas, já conferi a rubrica (S-1010) do arquivo e eles estão devidamente recepcionados pelo governo, com seus respectivos recibos, porém, não vejo a relação dos eventos na ficha do colaborador no portal e a soma total do INSS também fica divergente, vejam nas imagens, alguém já passou por essa situação? Estou na versão 6.2.34.90 e anteriormente estava na 6.2.34.86.

1 Curtida

Boa noite

Estou com o mesmo problema porem em toda a folha de colaboradores, não só para as deduções de INSS como também para o IRRF.

Vi que os eventos estão corretos, as rubricas foram enviadas, no xml gerado contem as informações. Para testes excluímos ficha financeira mas o problema persiste, gerando as como diferenças no s-5001.

No seu caso só ocorre para esta rescisão? Chegou a abrir um chamado no desenvolvimento?

1 Curtida

Estou na versão 86 e não tive nenhum erro.

1 Curtida

Bom dia,

Conseguimos identificar o nosso problema, os eventos 302-INSS e 303-INSS 13º SALÁRIO estavam com rubrica em vigência desde 01/2018, até então 100% funcionando, ocorre que, em 07/2020 foi gerado novas rubricas para estes eventos e nessas novas rubricas, as incidências de contribuição previdenciária foram todas modificada e removeram as incidências de INSS e IRRF. O nosso pessoal alegou que não fizeram alterações nestes eventos, muito menos na parte de incidências, sendo assim, não conseguimos entender o motivo das novas S-1010.
Conferimos novamente os eventos 302 e 303, alteramos algumas coisinhas apenas para o sistema gerar a necessidade de criar novos S-1010, conferimos os XML e as incidências estavam corretas, enviamos ao eSocial, recalculamos as rescisões, conferimos se os eventos foram gerados com as rubricas novas, enviamos ao eSocial e o problema então foi resolvido, porém, permanece o mistério, o que ocorreu que o sistema gerou a necessidade de novos S-1010.

1 Curtida

Bom dia

hahahahaha, mesmo caso aqui, vi que entre 06/2020 e 07/2020 as rubricas estão diferentes, porem, alegam que não mexeram nos eventos - um caso somente que é de 13º, de rescisão, o resto é tudo folha.
Estranho ser a versão 86, a mesma que vc estava, pode ser que tenha calculado a rescisão nesta versão e a folha na 90. No me caso ocorre para toda a folha. Ou ainda não tinha feito os envios do s-1200/s-1210, se não fez faz, porque aqui deu também erro nos IRRF pr conta destas alterações das rubricas.
Obrigada!

1 Curtida

Entendi @Sheila1, muito estranho mesmo, o nosso pessoal está tenso sem saber explicar o porque dessa geração de ovos eventos S-1010 e pior, com essa alteração grosseira das incidências, inexplicável.
Ainda não fechamos a folha para o envio dos periódicos, já fizemos as correções adequadas no sistema, vamos torcer para não ter nenhuma surpresa, vou até informar o nosso pessoal para eles adiantarem o que puder e observar.
Obrigado a todos.

1 Curtida

Só uma dúvida: qual foi o processo (coisinha) que fez para gerar as novas rubricas? Pois vou executar agora, olha com era antes e como ficou depois: s-1010
Após alteração

Antes:

Basicamente alterei dados da descrição, coloquei também algumas coisas no campo de observação, mudei a característica do cálculo, tipo, estava 40C, mudei para um outro que estava na mesma condição de regra, alterei e depois, antes de enviar o S-1010, voltei os campos para o “original”.

Então, alterei para 49z, não gerou o s-1010, tive que regerar as rubricas (gerei somente para um colaborador) depois voltei para 40A, regerei a rubrica para o colaborador gerou novamente a 394.
Não funcionou com a característica 49z, pois na descrição ainda informa que não é base de calculo
image

a nova que gerou 403, está igual a 391…
image

Usei as característica que estavam na mesma ordem na regra, tipo, para a CP, se estava característica 35D, eu mudei para 35G por exemplo.

Uma coisa que posso afirmar com certeza é que, as ações que fiz aqui foram no “chutometro”, não cataloguei, mas, no final de tudo funcionou… posso ter mexido em mais algum outro lugar que não estou vislumbrando agora.

1 Curtida

Obrigada, vou verificar com o desenvolvimento, pois não foi mexido e se eu altero somente a característica tenho que ir em e-social regerar rubricas para assim elas subirem para o s-1010, assim vai gerando as pendencias para envio, mesmo voltando, se e volto para a 40A não gera nova rubrica pois esta ja foi gerada antes em 01/07 - mantem assim a rubrica 394. E tenho dois casos, uma empresa que é só rescisão a outra empresa que ja é a folha inteira e não só INSS mas também o IRRF.

1 Curtida

Entendi, os casos são parecidos mas não são idênticos, de qualquer forma, sigo pesquisando para entender porque o sistema gerou essa necessidade dessas novas rubricas.
Qualquer novidade, agradeço se puder compartilhar.

1 Curtida

Boa tarde Pessoal.

Na versão 34.86 houve problema com a geração de Rubricas.
Vejam abaixo o notas da versão explicando que ocorria problema com Pensão e Incidência de INSS.

https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/notas-da-versao/6-2-34/6-2-34-87.htm#535298

Talvez por isso que resolveu para o Andreir, pois ele atualizou para a 90 e forçou novas rubricas.

No caso da Sheila, se ainda está incorreto, oriento ajustar rubricas para todos os eventos da ficha financeira do cálculo em questão.

Se Ajustando rubricas não resolver, talvez abrir um chamado seria o melhor caminho.

Att
Hequitor

3 Curtidas

Bem pontuado @Hequitor, eu até li a documentação em busca de alguma resposta, mas vacilei, li a documentação da versão 86 e depois li da 90… deveria ter lido inicialmente a 86, mas, imediatamente a 87, tendo em visto que, se realmente tinha algum erro na 86 só sairia algum comentário sobre isso em versões posteriores.

1 Curtida

Bom dia

Neste caso se eu solicitar a atualização o problema é resolvido?
Vou solicitar a atualização e fazer conforme nota abaixo, pois na versão 86 não vai…

Obrigada!

1 Curtida

Pessoal, eu tive esse problema com uma rescisão onde o INSS simplesmente não aparecia no eSocial.
Reabri o movimento do eSocal, recalculei a rescisão e o cálculo e reenviei o s-2299 e o s-1210.
Bateu.

@Hequitor, boa tarde!

Após atualização em e-social/gerar rubricas, selecionar o botão seleção, deve informar no campo eventos - os eventos que tiveram alterações nas rubricas e estão com erros (que vi que foram geradas de 01/07/2020 a 05/08/2020 nova rubricas) ou não precisa fazer a seleção, gera tudo naquele determinado calculo/rescisão e o sistema ajusta as correções necessárias?

Pois vi que estamos com problemas aleatórios, no caso da segunda empresa que vi não só deu problema no INSS mas também nos deduções de licença maternidade…

Desde já agradeço!

Boa tarde Sheila

Pode gerar para todos e o sistema ajustará o que for necessário.

Até mais :wink:

1 Curtida

Boa tarde a todos

Empresas que subiram a versão para a 90 conseguiram enviar, só tem que se atentar mesmo no processo de regerar as rubricas e reenviar a folha s-1200/s-1210/s-2299

Hoje vi que na versão 6.2.34.91 tem mais atualização referente ao erro na geração das rubricas, assim deve ser visto pelos casos que não foi resolvido.

Muito Obrigada a todos pela ajuda, são sempre atenciosos e isso acelera a solução para os problemas, que Deus abençoe.

Sheila Souza

1 Curtida