Retorno Informações do eSocial com Mensagens - 1090 Validação cadastral

Boa Tarde,

Quando estou enviando eventos de Admissão S-2200 ou de Alterações S-2230 S-2206, em algumas situações na Grid de "Consulta Pendências eSocial" na Coluna "Retorno" está "Visualizar mensagens".
Sendo que ao acessar o Site do eSocial as informações estão cadastradas e corretas dentro do eSocial.
    Coloco abaixo as mensagens que aparecem.
Alguém já passou por esta situação?

Ricardo Souza.

Nas Admissões S-2200 o conteúdo de “Visualizar Mensagens” é:
Código: 1090
Mensagem: “Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura.”
Local: /eSocial/evtAdmissao/trabalhador/cpfTrab
Tipo Mensagem: 3
Descrição Tipo Mensagem: “Histórico de Validação”

             Código: 1090
           Mensagem: "Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura."
              Local: /eSocial/evtAdmissao/trabalhador/nascimento/dtNascto
      Tipo Mensagem: 3

Descrição Tipo Mensagem: “Histórico de Validação”

e em Alterações S-2230 S-2206 é:
Código: 1090
Mensagem: “Validação cadastral do NIS não realizada.”
Local: [Sem Informações]
Tipo Mensagem: 2
Descrição Tipo Mensagem: “Advertência”

Boa tarde!
Também estamos recebendo este tipo de retorno do eSocial.
Abrimos um questionamento no site e obtivemos a seguinte resposta:
"Prezado(a) Senhor(a);

Em atenção a sua mensagem, esclarecemos que essa mensagem não é de erro e sim apenas um aviso e, portanto, não impede a recepção do arquivo nem implica necessidade de alguma providência pelo empregador. Ela é apresentada quando o eSocial, por algum motivo, não consegue realizar a conferência dos dados.

Lembramos também que, a partir da próxima versão, o eSocial deixará de receber informação do número do NIS.

Atenciosamente,

Equipe eSocial
Central de Atendimento do eSocial - 0800 730 0888
"

1 curtida

Boa Tarde Alessandro,

   Muito Obrigado pela Orientação.

  Estávamos preocupados pois não achamos nenhuma divergência nas informações que enviamos.

 Uma Boa Noite para Você e Sua Família.

Ricardo Souza.

Bom dia !

Recebi esse material ontem e achei bem esclarecedor, mas infelizmente não sei a autoria.

E aí, galera do DP! :nerd_face:

O eSocial Simplificado já está entre nós :partying_face:
Os sistemas de folha de pagamento estão em adaptação (e fiquem calmos, eles tem até 09/03/2022 para isso), mas o portal do eSocial já passou por mudanças e já aplica algumas regras da versão S-1.0 e não da 2.5 mais.

E vocês já devem ter se deparado com uma mensagem que se tornou bem comum nos retornos do eSocial:

:pushpin: 1090 - Validação Cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura.

Muitos já ficaram preocupados com isso, mas é o momento de ter calma e entender porquê isso está ocorrendo.

:negative_squared_cross_mark: Como vocês já devem saber, na versão S-1.0 do eSocial não será mais informado o número de PIS. Com isso, a validação que o eSocial fazia do número não é mais feita. E, conforme o próprio manual do eSocial, essa decisão de não validar mais o PIS também está sendo aplicada na versão 2.5.

:eight_pointed_black_star: O seu sistema de folha, porém, ainda gera a informação no S-2200, S-1200 e demais eventos que pediam o PIS, por estar na versão 2.5.

:white_check_mark: Essa mensagem 1090, portanto, nada mais é do que o eSocial informando que ele não validou essa numeração.

:exclamation: A mensagem 1090 não é erro, é apenas uma advertência e não impede o fechamento da folha de pagamento.

:white_check_mark: Já foi solicitado que seja revisto essa advertência, uma vez que a informação não é mais necessária para o eSocial. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos rs

:bangbang: Mas lembre-se que o número de PIS precisa estar correto, pois ainda o usamos na Sefip.

1 curtida

Boa Tarde Tatiana,

       Muito Obrigado pela resposta.

       Bom Final de Semana para Você e Sua Família.

Ricardo Souza.

1 curtida

Agradeço o retorno,
Faz bastante sentido as orientações.

1 curtida