Tabela 23 eSocial

Estamos linkando a tabela 23 do e-social que é a de Fatores de Risco do Meio Ambiente do Trabalho com os nossos laudos dos agentes de risco dentro dos nossos GHEs, porém o sistema não nos permite linkar o código 09.01.001 que se trata de ‘ausência de risco’ para os administrativos porque estes são lançados dentro de um laudo de agente de risco, ou seja, o sistema me obrigada a cadastrar um agente de risco para que então eu possa cadastrar um código sem risco… para nós não faz sentido. Alguém nesta etapa do processo?

Colega, pelo que vi, você não precisa informar nenhum código quando não tiver exposição ocupacional, nesse caso o sistema automaticamente vai informar a “ausência de risco”.

Olá Jean, então… na tabela 23 do eSocial tem um código exclusivo para ausência de fatores de risco, e como passamos o robô ele acusa que o campo deve ser preenchido, mas não podemos preencher pois precisa de um fator de risco atrelado a ele. O nosso primeiro pensamento é que colocaria a informação dos ‘sem risco de forma’ automática tbm como vc diz, mas acredito que o robô não acusaria o contrário…

Ryllori, dá uma analisada no tópico abaixo:

|45x45

JulianoJuliano José de Carvalho

11 mar

Boa Tarde Guilherme
Hoje ao visualizar as notas de versão no meu caso a Gestão de Pessoas | HCM - 6.2.33.81
Documentação sobre ausência de fatores de risco ao gerar o leiaute S-2240
Problema: a documentação do leiaute S-2240 do eSocial não era suficientemente clara sobre a geração do código 09.01.001 (Ausência de Fator de Risco) no registro codFatRis (código do fato de risco ao qual o colaborador está exposto).
Correção efetuada: complementamos a documentação do registro codFatRis informando o comportamento do sistema em relação à geração do código 09.01.001 para o eSocial.
Este código é gerado automaticamente pelo sistema quando não há fatores de risco associados ao colaborador. Ou seja, se não houver riscos associados ao colaborador, este código não precisa ser informado, pois o próprio sistema irá gerá-lo.
Exemplos de situações em que o sistema gera o código 09.01.001 (ausência de risco):
• O colaborador está em um GHE que apresenta agentes de risco, mas a revisão do GHE não está ativa na data do envio.
• O colaborador está em um GHE cuja revisão está ativa na data, porém não existe nenhum agente de risco para ser enviado.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco
Espero que tenha ajudado

Jean

Qual versão vc esta realizando teste?

Interessante Jean. Ajudou sim. A nossa TI tinha acrescido a numeração de forma manual dentro da tabela. Agora com o robô vamos testar para ver se ele aponta o erro no cadastro.

Boa tarde! Pessoal.

Observando a discussão de vocês referente ao fator de risco 09.01.001 - Ausência de Riscos, tenho uma duvida.
Quando identifico nos ambientes administrativos o código de fator de risco 09.01.001, posteriormente sou obrigado a preencher o item 28 - tpAval e se identifico como 1 - Critério Quantitativo, torna-se obrigatório o preenchimento dos demais itens relacionados. Como estão tratando essa situação? Uma vez que já informei que existe ausência de risco.

Atenciosamente.

Bom dia.

Temos a informação que isto é um problema que ainda será ajustado no evento S-2240, pois quando informar o fator de risco 09.01.001 realmente não deveria exigir as outras informações do grupo fatRisco.

Pessoal boa tarde!

Encontrei algumas informações sobre quando não há risco, mas e quando há risco mas não se enquadra em nenhum código existente, algum problema em usar o 999999 - “Ausência de Correspondência”??
Um cliente tem vários nessa condição e gostaria de saber se alguém também está nessa situação.
Grata.

Bom dia.

Neste caso, entendo que o correto seria utilizar o código que se refere a “Outros” que existe em cada grupo da tabela 23, por exemplo 01.01.999 para físicos, 02.01.999 para químicos e assim por diante.

Obrigada pela informação Thiago.

Att.

Fatima Elaine